Tecnologia 3G

Antes de iniciarmos qualquer comentário acerca da Internet 3G se faz necessário breve relato do que vem a ser a tecnologia 3G.

A sigla 3G quer dizer 3ª geração das tecnologias móveis. Tal tecnologia veio substituir a conhecida e ultrapassada 2G. Trouxe vantagens aos consumidores oferecendo uma quantidade muito maior de serviços em alta velocidade na transmissão dos dados, pois a largura da banda de transmissão é relativamente maior que a banda necessária para se transmitir.

Não resta dúvida de que estamos definitivamente na era digital e que computadores fazem parte da nossa vida. Nem seria um imenso exagero afirmarmos que não somos mais capazes de viver sem nossos computadores e toda tecnologia proporcionada por estes.

Essa incansável busca por tecnologias mais avançadas e por comodidades vem fazendo com que surjam a cada dia novidades. Nesse sentido a internet 3G se destaca exatamente por proporcionar a seus usuários uma ampla gama dos mais avançados serviços. Entre os serviços, há a telefonia por voz e a transmissão de dados a longas distâncias, tudo em um ambiente móvel. Normalmente, são fornecidos serviços com taxas de 5 a 10 Megabits por segundo.

A tecnologia 3G tem um grande projeto, onde pesquisas afirmam que a conexão de rede e transferência de dados terá um grande avanço nos próximos anos.

O grande problema se encontra na mesma proporção que a internet 3G se torna mais utilizada, as reclamações junto aos mais diversos órgãos, dentre eles o PROCON, infelizmente, aumentam. Sendo assim faz-se necessário algumas dicas para que o consumidor possa para fazer uma melhor escolha na hora de contratar tal serviço.

São elas:

  • O consumidor deve dar preferência aos pacotes que privilegiam a velocidade da internet, pois eles costumam ser oferecidos de acordo com a velocidade (KBPS) e com o volume de dados trafegados (MB).
  • Ficar atento aos pacotes ilimitados é válido, porque na maioria das vezes a velocidade é reduzida após o tráfego de determinada quantidade de dados.
  • O sistema de banda larga móvel ainda é caro e tem a velocidade instável, por isso antes de fechar o contrato com qualquer operadora é importante o consumidor verificar se a mesma tem um sinal adequado na região onde mora, principalmente se a necessidade de acessar a internet todos os dias exista.
  • Na hora de fechar o contrato cheque a velocidade oferecida, e a real de navegação contratada.

O consumidor deve ficar atento ao contratar esse tipo de serviço. É necessário que as operadoras informem melhor os consumidores, que eles criem mecanismos de alerta para que não se exceda o limite contratado.

Não é raro acontecer de um serviço de internet ser contratado após prévio análise do local de instalação e o técnico responsável por tal serviço afirmar existir naquele local sinal compatível com o ora contratado e após o fechamento do contrato o consumidor descobrir que não se encontra disponibilizado a quantidade de Megabytes oferecido ou ainda, na pior das hipóteses não existir sinal algum naquele local. Se isso ocorrer o consumidor deve se dirigir até a empresa responsável pela instalação e se essa se negar a resolver o problema a pessoa que se sentir lesada pode exigir seus direitos sejam respeitados judicialmente.

Uma pesquisa feita pela INFO, empresa conceituada na área de informática e tecnologia, demonstrou uma analise completa sobre cada operadora, mostrando pontos fracos e pontes fortes de cada uma delas. Tais sites disponibilizados na internet possibilitam ao consumidor avaliar todas as operadoras antes de efetivamente fechar algum tipo de contrato.

Denilce Bertolin

Apoio- Sebastião Severino Rosa- Coordenador Geral do PROCON Uberaba

Um Comentário

Deise Maria da Silva  em abril 10th, 2011

Tecnologia 3G da Claro???? … tenho apenas uma palavra para definir esta prestação de serviço: INCOMPETÊNCIA. Nada do que foi proposto ao fazer o contrato foi cumprido, as reclamações feitas via telefone são inúteis e estou agora tentando cancelar este serviço sem multa através da ANATEL.
Fica a dica para quem quiser cancelar também. O telefone é: 0800 33 2001, de 08 às 20 hs. ou pelo site http://www.anatel.gov.br

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